Quem fabrica os lubrificantes originais Nissan no Brasil?

Sabemos que a Nissan não fabrica lubrificantes, e como esse é um produto indispensável para os veículos que ela mesma produz, quem fica encarregado dessa tarefa? Aliás, existem até óleos originais com a marca Nissan, mas se ela não os produz, quem será que o faz?

Algumas fabricantes de lubrificantes disputam o mercado global do produto. Estamos falando da francesa Total, das britânicas BP (que no Brasil conhecemos pela marca Castrol) e Shell, das americanas Chevron (no Brasil produz os lubrificantes Ipiranga e Texaco) e ExxonMobil, além da brasileira Petrobras, entre outras.

A Nissan é uma montadora global, com fábricas em vários lugares do mundo, então existiriam basicamente duas opções:

  • Formar uma parceria com uma fornecedora global que esteja presente em todos os países em que a Nissan tem fábrica, garantindo assim a disponibilidade do mesmo produto em todos os mercados, ou;
  • Buscar fornecedores individualmente para cada país onde possui fábricas, tornando o processo de escolha e os acordos muito mais complicados mas talvez garantindo o melhor custo/benefício em cada mercado;

A Nissan aparentemente gosta mais da primeira opção, já que na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália, por exemplo, quem produz os lubrificante originais Nissan é a francesa Total. Vale lembrar que a Nissan integra a aliança Renault-Nissan e sendo a Renault e a Total ambas francesas, é uma parceria que faz sentido.

No Brasil, porém, a história é diferente. A Shell foi durante muito tempo a fornecedora dos lubrificantes originais Nissan, mas atualmente esse posto é ocupado pela Mobil.

A marca Mobil é de propriedade da americana ExxonMobil, uma das maiores do mundo, mas que no Brasil vendeu suas marcas e seus ativos para a Cosan em 2008. Desde 2008, então, a Cosan é quem fabrica e comercializa os produtos com a marca Mobil no Brasil. Já em 2011 a Cosan se uniu ao negócio de combustíveis da Shell no Brasil e juntas formaram a Raízen. A Raízen, por sua vez, adquiriu finalmente agora em 2022 as operações de lubrificantes da Shell.

Ou seja, com essa última aquisição os lubrificantes Shell e Mobil no Brasil agora tem um único fabricante: a Cosan.

Nessa movimentação toda veio junto o acordo Nissan-Shell para a produção de seus lubrificantes originais. Nas novas embalagens do óleo com a marca Nissan já se pode ver o texto “Produto desenvolvido pela Mobil exclusivamente para a Nissan”, e ainda a inscrição “Produzido por Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.”